100 anos de naufrágio do Titanic

100 anos de naufrágio do Titanic.

Por Fernando Rebouças

O transatlântico RMS Titanic, mais conhecido na imprensa e nos cinemas como Titanic, foi uma embarcação construída na Irlanda do Noite, e inaugurada em sua primeira viagem no dia 14 de abril de 1912, numa rota marítima de Southampton, Inglaterra; até Nova York, EUA. Porém, no dia 15 de abril, o navio se chocou com um iceberg e afundou duas horas depois. Das 2.240 pessoas a bordo, 1.523 pessoas morreram.

No dia 15 de abril de 2012, foi lembrado os 100 anos da maior tragédia marítima de toda a história, porém, a embarcação estava munida da tecnologia mais avançada daquela época, segundo a imprensa, somente Deus seria capaz de afundar o Titanic.

Apesar do Titanic ter um sistema inovador à prova de água, o que permitia ao transatlântico flutuar com parte de seus compartimentos inundados, o navio teve todo esse sistema atingido pelo iceberg, que perfurou o casco do navio, abrindo rápido espaço para a entrada da água.

No dia 15 de abril de 2012, o acidente foi lembrado em cerimônia com a presença dos descendentes das vítimas, o encontro foi realizado em Southampton, cidade natal dos 549 mortos no acidente.

A maioria confirmou o relato da época que dizia que arranjar um emprego a bordo do Titanic era um dos maiores sonhos da juventude da cidade, depois da acidente, a população da cidade inglesa demorou a acreditar no naufrágio.

Os mortos foram homenageados com coroas de flores, e por meio de um museu. Boa parte dos descendentes afirmaram que a maioria dos que estavam à bordo embarcaram em busca de sonhos pessoais, sobretudo, de um emprego.

No dia 8 de abril de 2012, um cruzeiro partiu da Inglaterra para refazer a rota do Titanic, incluindo visita no local do acidente. Em 1912, o acidente havia ocorrido às 23h30 do dia 14 de abril de 1912, no Atlântico Norte, a 650 quilômetros de Newfoundland, Canadá.

O novo navio recebeu o nome de Titanic Memorial Cruise, e cumpriu viagem de 12 noites com 1.309 passageiros.

Referências:

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=2407029

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/cruzeiro-refaz-viagem-do-titanic-100-anos-apos-tragedia.html

http://pt.euronews.com/2012/04/10/tragedia-do-titanic-foi-ha-100-anos/

http://pt.wikipedia.org/wiki/RMS_Titanic

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *