A cultura no mundo líquido e moderno – Bauman (livro)

A cultura no mundo líquido e moderno – Bauman (livro)

Por Fernando Rebouças

Na atual modernidade líquida ou pós-modernidade, quais valores são predominantes na vida do indivíduo, e como esses valores podem ser analisados e transmitidos num processo veloz de individualização. Além de analisar o avanço da modernidade e da globalização, o sociólogo polonês, Zigmunt Bauman, também analisa a cultura e seus deslocamentos históricos na obra “A cultura no mundo líquido e moderno”, publicado no Brasil pela editora Zahar.

Segundo Bauman, a cultura deveria ser um agente de mudança, uma missão empreendida com a finalidade de educar as pessoas, oferecendo melhores condições de pensar e de criar. Mas, em nossa atual era líquida, a cultura perdeu esse papel sendo utilizada somente como método de sedução. Hoje, a cultura não é mais universal, ela se especializa.

No contexto do mercado, Bauman interfere a respeito do progresso:

“A moda é um dos principais motores do ‘progresso’, ou seja, o tipo de mudança que diminui, difama e, em outras palavras, desvaloriza tudo aquilo que ela deixa atrás de si e substitui por algo novo (…). No uso atual do termo, ‘progresso’ é basicamente um processo irrefreável, sem relação com nossos desejos e indiferente a nossos  sentimentos – um processo cuja força irresistível e insuperável exige nossa humilde submissão segundo o princípio de ‘se não pode vencê-los, junte-se a eles’. O progresso, segundo as crenças instiladas pelos mercados de consumo, é uma ameaça mortal ao preguiçoso, ao imprudente e ao indolente.”

Portanto a imposição do progresso como ritmo de substituição e avanço do novo e do melhor em alta velocidade se torna numa das marcas dos novos conceitos de vitórias sociais. O mundo está mudando cada vez mais rápido, para entender, leia mais o livro:

http://www.zahar.com.br/livro/cultura-no-mundo-l%C3%ADquido-moderno

Capa:

,
One comment on “A cultura no mundo líquido e moderno – Bauman (livro)
  1. Pingback: Zigmunt Bauman | AgendaPesquisa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *