Açaí

Açaí.

Por Fernando Rebouças

Proveniente de um cacho do açaizeiro, “Euterpe oleracea”, uma espécie de palmeira, é um fruto bacáceo roxo. Esse fruto é nativo da região amazônica, abrangendo os estado do Amazonas, Amapá, Pará, Maranhão, Rondônia e Acre. Também é encontrado na Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas, Trinidad e Tobago e Colômbia.

Os indígenas o chamam de “içá-çai”, termo que em português significa “a fruta que chora”. Do fruto é feito o vinho de açaí, cremes, sucos, sorvetes, picolés, licores, míngua e o seu caroço é utilizado no artesanato, além de adubo orgânico. O seu cacho é aproveitado para fazer vassoura, quando queimado, a sua fumaça funciona como repelente de insetos.

O palmito dessa espécie é usado no preparo de saladas, recheios, cremes e ração para os animais. Acredita-se que a raiz de sua palmeira combate a hemorragia e a verminose. No estado do Pará, o fruto é considerado uma importante fonte de proteínas, na região, o fruto do açaí é consumido desde os tempos pré-colombianos.

O fruto e seu aroma passaram a ser utilizados em escala industrial no Brasil, a partir das décadas de 80 e 90. A palmeira do Açaí, o açaizeiro, é semelhante à palmeira juçara nativa da Mata Atlântica.

Como já referido neste texto, aproveita-se praticamente tudo da palmeira do açaí, o fruto é destinado para a alimentação e seu caroço para o artesanato, as folhas servem para cobrir casas e fazer trançados, a estipe é usada para ripas de telhado , as raízes servem como remédio caseiro e o palmito como alimento, ração e cura anti-hemorrágica.

O suco do fruto é consumido em copo ou em prato de pirão servido com farinha. O suco, além de bebida, serve para fazer doces, geleias e sorvetes. A sua colheita não é fácil, é necessário escalar a palmeira utilizando um trançado de folhas amarrados aos pés, que serve de base para a subida na palmeira.

Leia a seguir uma receita de Açaí da tigela:

Ingredientes:

400g de polpa de açaí congelada 1 banana nanica picada Suco de 1 laranja Açúcar refinado ou adoçante

  •  No copo do liqüidificador, coloque a polpa de açaí semi-gongelada, a banana, o suco de laranja e adoce.
  • Bata até que fique homogêneo, mas sem deixar que a polpa derreta por completo.
  • Sirva imediatamente.
  • Os ingredientes devem ser batidos rapidamente para se obter uma sobremesa gelada com alguns flocos de gelo, e não um líquido.
  • Bata a polpa de açaí com outras frutas, como morango, kiwi, etc.
  • Acrescente também pó de guaraná, etc.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD

http://www.poderosoacai.com.br/saibamais_080705.htm

http://tvtem.globo.com/culinaria/receita.asp?EditoriaID=25&codigo=443

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *