Acidente na Mina de San José

Acidente na Mina de San José.

Por Fernando Rebouças

Em 2010, o mundo inteiro se emocionou com o acidente ocorrido na Mina de San José, no noroeste de Copiapó, norte do Chile. Depois do soterramento da mina ocorrido no dia 5 de agosto de 2010, no dia 22 de agosto de 2010, 33 mineiros foram localizados com vida num dos refúgios da mina a 688 metros de profundidade.

Considerado um dos piores acidentes de trabalho do país e um dos resgates mais desafiantes da história no mundo, a mina de exploração de cobre e ouro era de de propriedade da Empresa Minera San Esteban.

Antes do resgaste, foram construídas pequenos dutos de ventilação e sondas para envio de comida, água, produtos de higiene pessoal, e equipamentos de comunicação. Para a efetuação do resgato foi desenvolvido um projeto inédito de perfuração de um poço estreito até a galeria interna da mina, uma espécie de refúgio, onde se encontravam os mineiros, todos eram chilenos, apenas um era boliviano.

O poço de resgate foi alargado para a passagem da cápsula de resgate referida como Fênix II, uma cápsula de 5 metros de altura, 60 centímetros de diâmetro com rodilhas nas laterais para possibilitar aderência no trajeto interno nas paredes do poço. A cápsula só possuía espaço para abrigar uma pessoa por vez e para não expor a vida dos reclusos, o resgate foi feito lentamente no decorrer de horas.

Em sua instalação externa, a cápsula possuía cordas, ganchos, lanternas, rádios e outros equipamentos de segurança para uma eventual necessidade de percurso. O resgate foi iniciado em 12 de outubro de 2010, às 23h55min. O primeiro mineiro resgatado foi Florencio Ávalos. O último mineiro emergiu à superfície no dia 14 de outubro, às 00h33min.

Nas investigações, há a acusações de que o Ministério da Mineração chilena sabia dos riscos iminentes presentes na mina de San José, desde julho de 2010, os mineiros haviam alertados sobre irregularidades.

Depois do resgate, o governo chileno decidiu pelo fechamento definitivo da mina de San José, iniciando o processo de desmontagem da maquinaria de perfuração e exploração. Na semana seguinte, os mineiros foram convidados para diversos eventos sociais e a cápsula fênix ficou exposta para a população.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_na_mina_San_Jos%C3%A9_em_2010

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/819377-governo-chileno-sabia-de-riscos-da-mina-san-jose-diz-dirigente-sindical.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/816942-ministro-chileno-inicia-fechamento-definitivo-da-mina-san-jose.shtml

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *