Administração pública (livro)

Administração pública (livro)

A administração pública pode ser definida como a capacidade de controle por parte das instituições do Estado, incluindo o poder de legislar, tributar, regulamentar e fiscalizar com o objetivo de gerar e manter um serviço público efetivo. Segundo os historiadores, a administração pública surgiu, com a visão moderna que a conhecemos, no século XVIII, na França.

Porém, a administração pública tornou-se numa área autônoma do direito comum e constitucional com o desenvolvimento do Estado de Direito. Basicamente, a administração pública segue os conceitos de serviço público, autoridade, poder público e jurisdição.

Para aprofundar mais o tema , a editora Cengage lançou no Brasil o livro “Teorias da Administração Pública” de Robert B. Denhardt e Thomas J. Catlaw, a obra destaca a relação entre a teoria e a prática da administração pública de modo construtivo sob a importância das instituições que compõe o funcionamento do Estado. Leia a seguir um trecho do livro:

“A visão de que a administração pública se distingue por sua relação com o processo de governo foi sustentada por muitos dos primeiros autores do campo e continua a atrair inúmeros seguidores. Deste ponto de vista, a organização pública – tipicamente a burocracia pública – não é reconhecida apenas como um braço do governo, mas também exerce papel significativo no processo governamental. Diz-se que as organizações públicas afetam o desenvolvimento e a implementação das políticas públicas de várias maneiras e, por consequência, influenciam a alocação de valores na sociedade. Se este for o caso, porém, essas organizações  devem se sujeitar aos mesmos critérios de avaliação a que se submetem  os outros atores que participam do processo político.”

(págs 19 e 20)

A obra apresenta importantes revisões sobre Karl Marx e Sigmund Freud. É necessário que os órgãos públicos sejam tratados pelo poder e pelos cidadãos como modelos para reconstruir as organizações e suas hierarquias na esfera pública.

Conheça mais o livro: http://www.cengage.com.br/ls/teorias-da-administracao-publica/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *