Administrador de redes

Administrador de redes.

Por Fernando Rebouças

Profissional da informática responsável pelos projetos e manutenção das redes de computadores. É mais comum a sua atuação em redes locais e particulares de empresas e instituições públicas, tendo a missão de planejar a evolução da infraestrutura de uma rede empresarial ou institucional.

O profissional desta área deve ter conhecimentos em protocolos de rede, segurança, Internet e operacional de rede. Todo este conhecimento pode ser adquirido através de cursos técnicos ou superior.

Em redes mais extensas , atua em equipe e utilizando senhas de acesso ao conteúdo base de sistemas operacionais, são referidas como “senhas de root” na plataforma Linux, ou como “senhas de administrador”, em Windows.

Na prática, é conhecido como gestor de rede, para que a empresa não perca investimentos e informações em virtude de possíveis indisponibilidades da rede. Ele supervisiona a atividade de uma rede, verifica o tráfego e problemas de acesso.

Tem amplo conhecimento em protocolos de comunicação, OSI e engenharia deste setor. Ele cria contas de utilizadores e mantém a vigilância sobre o uso, instalando dispositivos de proteção e registro das atividades.

Mantém o agendamento dos alertas de segurança e revisão de toda uma rede. Como forma de antecipar erros, define um plano de ações dentro da política de segurança da empresa ou instituição.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Administrador_de_Redes

http://pt.kioskea.net/contents/metiers-informatique/administrateur-reseau.php3

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *