Agência Espacial Brasileira

Agência Espacial Brasileira.

Por Fernando Rebouças

Vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a AEB – Agência Espacial Brasileira, foi criada em 10 de fevereiro de 1994. O objetivo da AEB é promover o desenvolvimento espacial brasileiro.

A instituição coordena o Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais, e visa formular a Política Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais, em conjunto com outras instituições.

Segundo a História do Brasil , em 1960, o governo de Jânio Quadros havia estabelecido uma comissão que elaboraria um programa nacional de exploração nacional, inspirado no sucesso dos russos no espaço. Em agosto de 1961, foi criado o GOCNAE – Grupo de Organização da Comissão Nacional de Atividades Espaciais, com sede em São José dos Campos.

A criação do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em 1971, extinguiu o GOCNAE. Desde o surgimento de outra instituição importante em assuntos espaciais no Brasil, o CTA ( Centro Técnico de Tecnologia Aeroespacial) criada em 1946, marca a consolidação do estudo espacial no país.

O primeiro satélite brasileiro foi lançado em fevereiro de 1993, através de um foguete norte-americano. O objetivo do satélite é coletar dados ambientais do território brasileiro.

Referências:

http://www.aeb.gov.br/conteudo.php?ida=2&idc=80

http://www.aeb.gov.br/conteudo.php?ida=2&idc=74

http://www.aeb.gov.br/conteudo.php?ida=2&idc=54

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *