Agência Espacial Europeia

Agência Espacial Europeia.

Por Fernando Rebouças

A Agência Espacial Europeia, sua sigla em inglês é ESA – European Space Agency, composta por diversos países da Europa, sendo uma organização intergovernamental sediada em Paris. A ESA é formada por Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Países Baixos, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.

Ainda mantém colaboração científica com o Canadá, Hungria e República Checa. A ESA visa planejar e desenvolver a capacidade espacial da Europa no espaço, o que seria inviável para um único país do continente, sempre visando retorno ao cidadão europeu.

O compromisso da  instituição é pesquisar sobre o nosso planeta, o sistema solar e o universo. Busca desenvolver tecnologia de ponta não somente para a pesquisa espacial, mas , através de satélites, auxiliar no trabalho das indústrias.

A ESA é independente da União Europeia, apesar de haver cooperação entre as duas, muitas nações não pertencentes ao bloco integram a instituição espacial. É mantida por contribuição de cada país membro, cuja fatia é considerada a partir do produto interno bruto de cada país.

A base de lançamento está situada no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, onde há proximidade à linha do equador. O controle das missões espaciais está situado em Darmstadt, na Alemanha.

Referências:

http://www.esa.int/esaCP/SEMMB8W4QWD_Portugal_0.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *