Agrônomo

Agrônomo.

Por Fernando Rebouças

O agrônomo, também conhecido como engenheiro agrônomo, é responsável pelo planejamento e execução na produção agropecuária. Desenvolvem conhecimentos científicos à agricultura para conceber à produção agrícola e pecuária boa margem lucrativa.

A margem lucrativa neste setor depende da suposição de menor custo de produção, ritmo de produtividade e conservação do meio ambiente no qual ocorre a produção. O profissional nesta área deve possui gosto em trabalhar com animais e com o campo, sobretudo com o meio rural.

Para atuar na área é necessário ter graduação em agronomia e registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), sobretudo conhecimentos gerais e idiomas. O profissional em agronomia deve acompanhar os avanços tecnológicos empregados no setor.

O agrônomo acompanha o processo desde a plantação, armazenamento, distribuição dos artigos agrícolas e no controle de doenças e reprodução dos animais, sobretudo a alimentação e o abate. Vistoria a cultura, o solo, plantio, adubação, combate às pragas e colheita.

O Brasil é terreno fértil para o avanço desta profissão, pela sua potencialidade produtiva e grande extensão de terra. Além da estrutura do país, a degradação do meio ambiente exigirá especializados nesta área para o manejo da produção agrícola em equilíbrio com os ecossistemas.

Referências:

http://www.brasilprofissoes.com.br/verprof.php?codigo=8

http://www.creadf.org.br/portal_crea/

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *