Alfred Wegener

Alfred Wegener.

Por Fernando Rebouças

Alfred Lothar Wegener, meteorologista alemão e autor da teoria “deriva continental”, nasceu em 1° de novembro de 1880, na cidade de Berlim, e faleceu em 2 de novembro de 1930, na Groelândia.

Formou-se em astronomia , alcançando o título de doutor em 1904, na Universidade de Berlim, despertando grande interesse pela geofísica, meteorologia e climatologia. Casou-se com a filha de Wladimir Köppen, um famoso meteorologista da época.

Alfred Wegener foi o primeiro a utilizar um balão para investigações meteorológicas no estudo da massa de ar. Em 1906, viajou em expedição à Groelândia para estudos sobre as massas de ar polar.

Regressou e tornou-se tutor da Universidade de Marburg. Em 1910, percebeu a semelhança nos contornos dos continentes, como se as regiões do planeta Terra formassem um quebra-cabeça de um único continente, e propôs a ideia da teoria da Pangeia, uma terra total que teria se repartido no decorrer de milhões de anos e gerado os atuais continentes do planeta.

Em 1912, foi recrutado pelo exército alemão, depois de ferido recebeu dispensa, e passou a trabalhar no setor meteorológico do exército alemão. Depois da Primeira Guerra, retornou a Marburg. Em 1924, tornou-se professor de meteorologia e geofísica da Universidade de Graz. Faleceu de hipotermia ao levar socorro a um grupo de amigos na Groelândia.

Referências:

http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2619

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Wegener

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *