Analytics na web

Analytics na web.

Por Fernando Rebouças

Segmento da informática responsável por coletar e analisar dados da internet que servem de base para o planejamento dos sites para conquistar maior audiência. É um mecanismo de medição a partir de dados coletados sobre a navegação e interesse dos internautas sobre um determina espaço virtual na internet.

O Analytics é composto basicamente pela “Análise Log” e pela “Análise Tag”. A Análise Log trabalha com os registros gerados pelo servidor web, e a Análise Tag utiliza marcações nas páginas que enviam dados ao servidor.

A partir da análise destes dados é possível aprimorar o retorno de investimentos (ROI) do site e estudar maneiras de alcançar as metas de audiência e interesse sobre o conteúdo do site. Além da análise quantitativa, há uma análise qualitativa que visa o tempo em que o internauta permaneceu em determinada página e o “por quê” da permanência.

Ajuda na identificação de hábitos de navegação, linha criativa do site e benchmarking. As ações em Analytics reforça o ativo digital das empresas e o aumento da participação das mesmas na mídia.

Não há uma formação específica para atuar nesta área, porém o profissional em Analytics deve gostar de números, analisar resultados, enxergar planejamento a partir dos resultados, ter conhecimentos em comunicação visual na confecção de relatórios e planilhas e estar sempre bem informado sobre vários assuntos.

 Referências:

http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/12/08/quer-ser-profissional-de-web-analytics-veja-como/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_analytics

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *