Assessoria de comunicação

Assessoria de comunicação.

Por Fernando Rebouças

Dentro da Comunicação Social há uma atividade capaz de criar um elo entre instituição (ou pessoa) e o público. Esse elo é estabelecido a partir de informações expostas na mídia para a sociedade e planejado pela assessoria de comunicação.

A assessoria de comunicação abrange a assessoria de imprensa, publicidade e propaganda, e relações públicas. O serviço de assessoria de comunicação pode ser contratada por empresas, instituições estatais e privadas, governos, partidos políticos, ong´s, sindicatos , pessoa física e jurídica.

Este setor de comunicação está constantemente relacionado com o departamento de marketing, endomarketing, comunicação interna, relacionamento com fornecedores, relacionamento com clientes, comunicação empresarial, jornalismo empresarial, setor de pesquisa de mercado, direção de arte e imagem corporativa, marketing cultural, marketing político, marketing educacional, e a área de responsabilidade social.

Dentro da atuação de uma assessoria de comunicação, as três subdivisões já descritas acima estão também submetidas a diretoria da instituição contratante. A Política de Comunicação Social é estabelecida pela direção da empresa que contratou o serviço de assessoria de comunicação.

Na relação entre assessoria e cliente deve haver uma relação de confiança, legitimidade, responsabilidade e transparência. Todo trabalho realizado deve possuir utilidade e oferecer benefício à empresa.

A legitimidade do trabalho permite a conquista do respeito institucional junto à sociedade. A responsabilidade social no trabalho lida diretamente com a função social do assessorado e a transparência segue os trilhos da ética.

Na relação de assessoria de comunicação e assessorado é estabelecido o Plano de Comunicação Social, uma espécie de documento redigido afim de definir os objetivos e funções de cada tópico e programação de atividades de assessoria de imprensa, publicidade e relações públicas.

O plano pretende responder a todas as necessidades do assessorado relacionadas com o planejamento estratégico de comunicação. O plano sempre avaliará as atividades de comunicação na rede de mídias considerando as bases técnicas, financeiras e mercadológicas de sua implementação.

Avalia também a evolução de todos os resultados e programa todas as ações comunicacionais em determinada instituição.

As três subdivisões de uma assessoria de comunicação são especificadas da seguinte maneira:

– Relações Públicas.

O profissional que atua no setor de Relações Públicas lida com o fluxo de informações que circulam internamente numa empresa. Esse departamento trabalha com a imagem pessoal ou institucional do contratante.

– Assessoria de Imprensa.

Setor que trabalha com a informação veiculada na imprensa, é responsável por preparar “press-releases” e controle do que é publicado a respeito do assessorado na mídia.

– Propaganda e Publicidade.

Responsável pela criação e produção de campanhas publicitárias e sua veiculação.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Assessoria_de_comunica%C3%A7%C3%A3o

 

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