Astronauta

Astronauta.

Por Fernando Rebouças

Astronauta ou cosmonauta é o profissional treinado a executar viagens espaciais, participar do planejamento, comandar, pilotar e fazer parte de tripulações numa missão e nave espacial. É aquele que realiza voo sub-orbital (fora de órbita) ou numa orbital mínima de 100 km de altitude.

O astronauta além do profissional preparado para as viagens espaciais, também pode ser um civil, cientista, político, celebridade, pesquisador e turista espacial selecionado a participar de uma missão espacial.

Os astronautas eram mantidos exclusivamente pelos governos até o ano de 2003, além das forças armadas e agências espaciais civis. Em 2004, surgiram projetos comerciais de agências financiadas como o SpaceShipOne.

Nos EUA, pessoas que viajam acima de 80 km são referidas como astronautas. Segundo a FAI – Fédération Aéronautique Internationale, astronauta é aquele que viaja acima de 100 km.

O termo astronauta e cosmonauta ficaram consagrados durante a corrida espacial da década de 60, acirrada entre os EUA e URSS. O termo astronauta deriva do grego “ástron” e “nautes” que significa “navegante marinheiro”. Na Rússia, o termo mais usado é cosmonauta, proveniente do russo “kosmonavt”, derivado do grego “kosmos”.

Na Nasa, para se tornar um astronauta, é necessário ter formação em engenharia e pilotagem de aviões militares a jato. Posteriormente, devem passar por um treinamento de cerca de vinte meses em várias áreas, como testes em microgravidade. É necessário acumular um número mínimo de horas de voo em aviões a jato.

Depois de uma missão, o astronauta retorna a uma manutenção operacional, aguarda uma nova missão e passa por exames médicos regulares. O candidato a astronauta não deve fumar ou utilizar drogas, domínio no idioma inglês e formação nas áreas de Engenharia, Física, Biologia e capacidade de trabalhar em equipe.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Astronauta

http://www.clubedeastronomia.com.br/astronauta.php

 

, ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *