Atividade extra veicular (EVA)

Atividade extra veicular (EVA).

Por Fernando Rebouças

A Atividade extra veicular é uma operação desenvolvida pelos astronautas que estão em missão no espaço aberto (fora da atmosfera da terra). O termo atividade extra veicular provém do inglês “extra-vehicular activy”, cuja sigla é EVA.

Na prática, essa atividade é referente às caminhadas realizadas no espaço, quando o astronauta sai de uma nave ou estação espacial. A atividade também já foi elaborada em explorações no solo lunar.

A missão soviética Voskhod, lançada em 18 de março de 1965, foi responsável pela primeira atividade extra veicular de uma astronauta no espaço. A missão foi lançada da base do cosmódromo de Baikonur, na antiga URSS, e pilotada pelos cosmonautas Pavel Belyayev (comandante) e Aleksei Leonov (piloto).

Depois do lançamento, noventa minutos depois, após terem concluído a primeira órbita, Alexei Leonov caminhou no espaço por 20 minutos, mantendo seu companheiro dentro da nave. A caminhada iniciou sobre o norte da África, na região do Sudão e findou sobre o leste da Sibéria.

Ao retornar para a nave, Leonov sofreu uma variação no volume de sua roupa espacial, encontrando dificuldades para adentrar ao recinto interno da nave. Depois de uma arriscada manobra para diminuir a pressurização de sua roupa, conseguiu perpassar pela escotilha da nave.

Ambos retornaram no dia 19 de março de 1965, aterrisando no vilarejo dos Montes Urais, a tripulação pernoitou num bosque cercado lobos. Foram resgatados por um helicóptero que , para pousar no local, teve que desmatar parte da área pra efetuar o resgate.

Em junho do mesmo ano, ocorreu a primeira atividade extra veicular realizada por um astronauta norte-americano, realizada por Edward White. Para que Edward tivesse uma melhor estabilização, foi um utilizado um controle de locomoção a gás controlado manualmente.

Fora da órbita da Terra, a única atividade extra veicular já realizada ocorreu durante a missão Apollo 15 na Lua, na viagem de retorno à Terra, a atividade foi realizada por Alfred Worden. Em solo extraterreno, ocorreu quando Neil Armstrong pisou na Lua.

A primeira atividade extra veicular sem ligação com a nave de origem foi realizada por Bruce McCandless, então astronauta especialista da missão Challenger, em 1984. Nessa atividade, o astronauta utilizou uma mochila espacial controlada manualmente e munida de direcionamento a jatos de nitrogênio.

Em março de 2008, a Estação Espacial Internacional utilizou um braço robótico conectado ao módulo norte-americano Destiny que foi utilizado como ferramenta auxiliar de uma operação extra veicular para a substituição de um dos guindastes e demonstração de reparo de placas de isolamento térmico.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Atividade_extraveicular

http://www.apolo11.com/iss.php?posic=dat_20080319-103235.inc

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voskhod_2

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *