Autoridade política

Autoridade política.

Por Fernando Rebouças

Dependendo do contexto histórico e social de uma região, o conceito de autoridade política pode receber mais de uma designação. A sua denominação tradicional é atrelada a uma concepção patriarcal e senhoril, quando seus subordinados são considerados súditos.

A autoridade política carismática é relacionada a devoção afetiva a pessoa detentora do poder, como se a autoridade estivesse munida de poder sobrenatural , intelectual e de oratória, mas em tese o carisma é um talento inerente que conquista adeptos. A autoridade carismática frequentemente possui seguidores e admiradores.

A revolta de Canudos de 1896, por exemplo, foi liderada por Antônio Conselheiro , um líder carismático de cunho religioso. A autoridade política legal, segue conjunto de normas e estatutos obedecidas por cidadãos, e é também conhecida como dominação burocrática.

A burocracia é considerada a maneira mais eficiente do cumprimento público e social de serviços de uma sociedade, prestados pelo Estado. O Estado por sua vez é composto por autoridades executivas e legislativas via eleição, e judiciária através de avaliação. O Estado moderno exerce autoridade, funcionando dentro de uma dominação legal.

Referências:

http://educacao.uol.com.br/sociologia/ult4264u18.jhtm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *