Avaliação nos Processos Educacionais (livro)

Avaliação nos Processos Educacionais (livro)

Por Fernando Rebouças

Nos dias atuais é cada vez mais desafiante avaliar pessoas, principalmente, como professor. A editora Unifesp lança o livro “Avaliação nos Processos Educacionais” organizado por Rosana Ap. Salvador Rossit e Karin Storani.

O livro aborda a questão da avaliação sob o aspecto histórico, teórico e pragmático a partir di diferentes experiências. O livro é composto por três partes:

– Avaliação sob uma Perspectiva Ampla e Conceitual;

– Processos Avaliativos na Perspectiva do Ser Humano e nas Áreas da Saúde, Humanas, Exatas, e Educação à Distância;

– Experiência da Implantação de Processos Avaliativos em Instituição de Ensino Superior.

Nas questões históricas, o livro parte do processo de avaliação verificado em Portugal no século XV, das atuais experiências na União Europeia até o processo de avaliação nos dias atuais no Brasil. Leia um trecho do livro:

“Em relação aos relatórios das avaliações institucionais, reitores e coordenadores acadêmicos recomendaram que as instruções para sua elaboração fossem estabelecidas antes do início dos trabalhos, o que levaria à sua padronização. Essa padronização facilitaria a comparação entre instituições e a criação de um banco de dados que, finalmente, serviria como referência a todas elas, inclusive em relação às novas políticas educacionais e às demandas do mercado de trabalho. Portanto, o que se deseja é uma maior visibilidade dos processos avaliativos em cada instituição e do sistema como um todo. Essa visibilidade possibilitaria um maior debate tanto interno como externo no que diz respeito à administração das práticas voltadas à melhoria da qualidade nas instituições.”

A leitura do livro é indicada para professores, gestores em educação e pesquisadores da área. A obra permite uma compreensão mais consciente sob os diferentes aspectos dos processos de avaliação e as melhores tendências que podem ser adotadas no ambiente educacional.

Conheça mais o livro no site da editora:

http://www.editoraunifesp.com.br/

Capa:

unifesp

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *