Blaise Pascal

Blaise Pascal.

Por Fernando Rebouças

Nasceu em Clermont- Ferrand, França, em 19 de junho de 1623. Faleceu em Paris, no dia 19 de agosto de 1662. Trabalhou como filósofo religioso, físico e matemático. Contribuiu bastante para as Ciências Naturais Aplicadas, destacando-se os estudos sobre fluidos, pressão, e vácuo. Era filho de Etienne Pascal.

Escreveu tratados sobre a geometria projetiva aos dezesseis anos de idade, no decorrer de sua vida influenciou profundamente no desenvolvimento da Economia Moderna como Ciência Social. Aos doze anos já participava com seu pai em reuniões informais na Academia de Mersenne de Paris, tendo contato com as idéias de Desargues.

As idéias de Desargues o inspirou a escrever o “Ensaio para as Cônicas”, base para o conhecido Teorema de Pascal, sobre hexágonos em cônicas. Aos dezoito anos buscou construir uma máquina de calcular, aos 25 anos interessou-se pela hidrostática.

Depois dos 30 anos, redigiu a “Obra Completa sobre Cônicas”. Nesta época inicia os estudos para a moderna teoria das probabilidades em relação ao triângulo aritmético, conhecido como “Triângulo de Pascal”. Ainda em 1654, tornou-se responsável, junto com outros estudiosos, sobre o desenvolvimento dos métodos intuitivos. A partir de 23 de novembro de 1654, passou a se dedicar somente à Teologia.

Bibliografia: Fundamentos de Matemática Elementar Gelson Iezzi – Atual Editora

Portal wikipedia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *