Carlos Heitor Cony

Carlos Heitor Cony

O escritor e jornalista, Carlos Heitor Cony, falecido em 2018, também foi autor de romances como o “O Ventre (1958), Pessach: a travessia (1967), “Quase Memória (1995) e “A Casa do Poeta Mágico (1997)”, publicou artigos e crônicas tendo trabalhado em jornais como Correio da Manhã, Rádio Jornal do Brasil, Revista Manchete e Folha de São Paulo.

Cony, nascido no Rio de Janeiro, foi imortal da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira 3, cujo patrono é Artur de Oliveira.

No mesmo ano de sua morte, a editora Três Estrelas publica o livro “Cony – Quase Antologia”, obra que reúne as melhores crônicas de Carlos Heitor Cony publicadas na Folha de São Paulo entre 2005 e 2017. Leia a seguir um trecho do livro:

“Comecei 1968 em Cuba e terminei, ao lado de Joel Silveira, numa cela do Batalhão de Guardas, onde estávamos presos desde 13 de dezembro, dia do AI-5. Em Havana, não houve maio de 1968 nem na ilha de Pinos, onde ajudei a plantar sementes para a produção de café que Fidel Castro garantia que seria maior do que a do Brasil.

Sentindo-me desconfortado com a ditadura cubana – apesar de reconhecer suas conquistas na educação e na saúde -, voltei para o Brasil sabendo que seria preso no aeroporto, como de fato fui, ainda que por apenas alguns dias.

Na ida para Havana, fiz escala em Praga e vi o enorme busto de Stálin, na praça Venceslau, derrubado de seu pedestal no início do movimento que estouraria na primavera do ano seguinte e que seria sufocado pelos tanques soviéticos. Na volta, refiz o itinerário e vi o busto recolocado no mesmo pedestal, guardado por soldados do novo governo.

Os temas em discussão eram a Guerra do Vietnã, a recente morte de Guevara e a possibilidade de nova invasão da baía dos Porcos por mercenários treinados pela Cia (…).”

Pág 108

Conheça mais o livro: http://www.editora3estrelas.folha.uol.com.br/catalogo/livros/125890-quase-antologia.shtml

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *