Cartunista

Cartunista.

Por Fernando Rebouças

Desenhista especializado em criar desenhos de humor, conhecidos como cartum, muitas vezes inserindo técnicas de caricatura e quadrinhos. O cartunista também é aquele que produz quadrinhos, nesse caso referido também como quadrinista.

O esboço é feito a lápis e finalizado com nanquim, pincel ou caneta esferográfica. A finalização é conhecida como “arte final”.

O cartunista, além de elaborar o seu trabalho autoral, também é capacitado para trabalhos em editoras e estúdios de animação como ilustrador, arte finalista, e para desenhar o movimento dos personagens quadro a quadro.

O humor no cartum, nos quadrinhos e na animação pode ser acrescentada de texto ou não. O desenho, mesmo o de humor, tem o objetivo de entreter e de proporcionar um olhar crítico sobre a realidade.

O desenho de humor também registra um momento histórico. O cartunista antes sofria a censura política, como ocorrera na antiga URSS e na ditadura do Brasil, atualmente, a censura é econômica, exercida por interesses comerciais que barram um determinado desenhista, obra ou personagem para não afetar os produtos culturais vigentes.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartunista

http://www.novolhar.com.br/noticia_edicoes.php?id=264

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *