Cerradão

Cerradão.

Por Fernando Rebouças

O “cerradão” é referido como uma formação florestal presente no bioma do Cerrado, apresenta características esclerofilas, que significam a presença de órgãos vegetais rijos, como as folhas; além das xeromórficas, reconhecidas pela presença de folhas reduzidas, suculência e pilosidade densa.

É formado por espécies do Cerrado, da Mata Seca Semidecídua e da Mata de Galeria não-Inundável. Nos cerradões encontramos linhas de matas e matas de galerias, visualmente, é um tipo de vegetação densa.

O cerradão apresenta dossel, termo referente a copa, contínuo com cobertura arbórea. A altura média das árvores pode varias de 8 a 15 metros, gerando condições de luminosidade que desencadeiam camadas de arbustivas e herbáceas de diferentes espécies. A respeito das espécies epífitas há a restrição de ocorrência das mesmas, podendo ser encontradas as bromélias e plantas como os cactos.

No cerradão os solos costumam ser profundos, drenados , mas com baixa fertilidade, pertencem às classes Latossolo Vermelho ou Latossolo Vermelho Amarelo.Os solos mais pobres no cerradão podem ser compreendidos como “Cerradão Distrófico”, e os mais ricos de “Cerradão Mesotrófico”, mas com fertilidade mediana.

 

  • Espécies arbóreas encontradas no Cerradão DistróficoCaryocar brasiliense(pequi), Copaifera langsdorffii (copaíba), Emmotum nitens (sobre, carvalho), Hirtella glandulosa (oiti), Lafoensia pacari (pacari), Siphoneugena densiflora (maria-preta),Vochysia haenkeana (escorrega-macaco) e Xylopia aromatica (pindaíba, pimenta-de-macaco). Alguns autores também mencionam como espécies normalmente encontradas nas áreas distróficas: Agonandra brasiliensis (pau-marfim), Bowdichia virgilioides(sucupira-preta), Dalbergia miscolobium (jacarandá-do-cerrado), Dimorphandra mollis(faveiro), Kielmeyera coriacea (pau-santo), Machaerium opacum (jacarandá-muchiba),Plathymenia reticulata (vinhático), Pterodon emarginatusP. pubescens (sucupira-branca), Qualea grandiflora (pau-terra-grande) e Sclerolobium paniculatum (carvoeiro).
  • Espécies arbóreas encontradas no Cerradão MesotróficoCallisthene fasciculata(jacaré-da-folha-grande), Dilodendron bippinatum (maria-pobre), Guazuma ulmifolia(mutamba), Helicteres brevispira (saca-rolha), Luehea candicansL. paniculata (açoita-cavalo), Magonia pubescens (tinguí) e Platypodium elegans (canzileiro). Em áreas mesotróficas alguns autores ainda incluem Astronium fraxinifolium (gonçalo-alves),Dipteryx alata (baru), Physocallimma scaberrimum (cega-machado), Pseudobombax tomentosum (imbiruçu) e Terminalia argentea (capitão-do-campo).

Referências:

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_58_911200585234.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerrad%C3%A3o

http://www.icmbio.gov.br/projetojalapao/pt/biodiversidade/fitofisionomias?start=3

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *