Che – O filme

Che – O filme.

Por Fernando Rebouças

O filme “Che” tem cerca de quatro horas de duração e é dividido em duas partes. Filmado em 2008, e digirido por Steven Soderbergh, é uma co-produção de EUA, França e Espanha.

O roteiro é assinado por Peter Buchman, que baseou a história no livro de memórias de Ernesto Che Guevara. O personagem de Che Guevara é protagonizado pelo ator Benício Del Toro, vencedor do prêmio de melhor ator do Festival de Cannes.

O elenco ainda conta com Santiago Cabrera que interpreta Camillo Cienfuegos, Demián Bichir que interpreta Fidel Castro, e o ator brasileiro Rodrigo Santoro como Raul Castro.

O filme inicia quando Fidel e Che se conhecem num jantar familiar, que decidem lutar juntos pela independência social de Cuba. Em 26 de novembro de 1956, o comandante Fidel segue de barco para Cuba acompanhado pelos rebeldes, entre eles Che Guevara, com o objetivo de lutar contra a ditadura de Fulgencio Batista.

Che aprende a lutar no método de guerrilha, de médico é promovido a comandante e herói revolucionário. No Brasil, a primeira parte do filme é referida como “Che”, e a segunda “Che – A Guerrilha”.

A segunda parte do filme aborda foca os últimos momentos de Che Guevara na Bolívia. O filme, desde a primeira parte, é intercalado com momentos de Che Guevara em Nova York, onde concedeu entrevistas, aparições públicas e participou da convenção internacional da ONU.

As sequências em Nova York, foram filmadas em preto e branco, expressando um caráter documental ao filme. O filme Che, além de cenas de ação, também mostra um comandante intelectual inspirado em ideias socialistas e que incentiva os seus comandados a respeitar os trabalhadores cubanos e a estudar.

Referências:

Filme “Che” e “Che – A Guerrilha.”http://www.cineplayers.com/filme.php?id=4604

http://www.cranik.com/che.html

http://guia.folha.com.br/cinema/ult10044u622258.shtml

http://www.cinemaemcena.com.br/Premiacao_Detalhe.aspx?id_premiacao=1203&id_premio=19

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *