Ciclos do Sol

Ciclos do Sol.

Por Fernando Rebouças

Normalmente o sol  possui ciclos de atividades que duram cerca de 11 anos. O ciclo solar também é referido como ciclo solar de Schwabe. Quando estas atividades atingem o seu pico, sua atmosfera fica efervescente e lança chamas quentíssimas que alcançam o tamanho de pequenos  planeta, momento conhecido como máxima solar.

Superada a fase de pico, o sol passa por período de calmaria. A última grande calmaria solar ocorreu em meados do século 17, esta fase ficou conhecida como Maunder  Minimum, durou 70 anos e provocou uma “mini era do gelo” no planeta Terra. Um possível esfriamento poderia reverter os efeitos das mudanças climáticas.

Porém , segundo a Universidade de Southhampton , as  atividades solares decresceram desde 1985, e ao mesmo tempo as temperaturas do planeta Terra permaneceram em ascensão.  Até 1985, o sol atingiu um forte pico. Depois de 1985, iniciou-se o ciclo solar 22, iniciado em setembro de 1986, e finalizado em 1996.

Além dos ciclos de 11 anos, o sol apresenta oscilações que duram centenas de anos. Há a tese de que  o maior pico solar ocorreu em 1985, e o Maunder Minimum marcou a sua menor atividade sobe a Terra, momento conhecido como mínimo solar.

No início dos anos 2000, durante Reuniões Nacionais de Astronomia do Reino Unido, foram realizadas observações sobre imagens recentes do sol, e tem-se a conclusão que o astro rei passa por um de seus períodos mais tranquilos, sem manchas solares e explosões.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_solar

http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u553850.shtml

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *