Círio de Nazaré

Círio de Nazaré.

Por Fernando Rebouças

Festa religiosa que acontece no Belém do Pará, em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, cuja fé fora introduzida pelos jesuítas no século 17. O primeiro Círio ocorreu em 8 de setembro de 1793, sob ordens de Francisco de Souza Coutinho, governador do Grão – Pará e Rio Negro.

O termo “círio” quer dizer “grande vela de cera”. Atualmente, a festa ocorre sempre no segundo domingo de outubro, na véspera uma fileira de carros conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, partindo da basílica até o trapiche da vila de Icoaraci.

O Círio inicia às seis da manhã com a celebração de missa e condução da imagem pelo Arcebispo até a Berlinda, onde inicia-se o trajeto do cortejo. A procissão caminha cerca de cinco quilômetros  situados entre a Catedral Metropolitana e a Basílica de Nazaré.

O cortejo segue cantando e rezando , depositando os pedidos e agradecimentos nos Carros dos Milagres. Ao redor do Carro dos Milagres há uma corda com alguns quilômetros de comprimento, incorporada à procissão em 1868, a corda é agarrada pelos fiéis como símbolo de pagamento de promessa e demonstração de fé.

Há também cortejos fluviais. Na celebração litúrgica final todos clama : “Viva Nossa Senhora!”. Uma semana depois ocorre o Recírio, uma procissão de encerramento.

Referências:

http://educacao.uol.com.br/cultura-brasileira/ult1687u39.jhtm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *