Clássicos da comunicação (livro)

Clássicos da comunicação

Resenha

Imagine os principais pensadores da comunicação num único livro? Adorno, Mcluhan, Jakobson, Barthes entre outros podem ser consultados e repensados n livro Clássicos da Comunicação, publicado pela editora Vozes, organizados por Leonel Aguiar e Adriana Barsotti.

A obra busca o objetivo de focar os pontos mais importantes de cada pensador e oferecer uma análise mais profunda sobre os conhecimentos desenvolvidos por cada pesquisador da área. Leia a seguir um trecho sobre o pensamento de Adorno:

“Adorno certamente anunciou através de sua crítica à indústria cultural o que outros autores vieram endossar com relação aos deslocamentos ideológicos da indústria do entretenimento. O conceito de ‘simulacro’, de Jean Baudrillard, aponta e desnuda um mundo simulado pela indústria cultural e pela produção incessante de imagens já sem qualquer referente, constituindo uma contundente crítica que se alinha à perspectiva crítica com relação aos processos ideológicos da indústria do entretenimento do século XX e que se desdobra, em mil simulacros, no século XXI.

Se Adorno demonstrou como são difíceis os processos interculturais, justo ele um alemão de formação filosófica e vivenciando a emergente indústria cultural em pleno solo americano, certamente não ficaria surpreso se notasse, nos dias de hoje, como essa indústria tornou-se de fato um rol de simulacros no sentido de Baudrillard.”

(pág. 144)

Portanto, o livro é indicado para acadêmicos, universitários na área de comunicação social e pesquisadores. Veja a seguir mais informações sobre o livro através dos links da editora.

Link do livro: http://www.universovozes.com.br/livrariavozes/web/view/DetalheProdutoCommerce.aspx?ProdId=8532653898

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *