Como fazer a barba da melhor forma

Como fazer a barba da melhor forma

O homem não pode fazer a barba de qualquer maneira, o ato de barbear o rosto exige cuidados para a saúde da pele. Ao  barbear o rosto da melhor forma, o homem evita a ocorrência de inflamações, espinhas e pelos encravados.

Sabemos que há diferentes tipos de barbas, as mais comuns são as barbas “ralas”, popularmente, referidas como barbichas, há também a barba cerrada, a cheia e aquela por fazer. O desenho na barba adotada e o modo como ela é feita pode definir a personalidade do homem.

Para o bem da saúde e da aparência é essencial ter cautela na hora de barbear os pelos do rosto, principalmente, para evitar irritação, lesão e doenças dermatológicas, entre elas a foliculite, micoses, dermatite seborreica, acne e pediculose. A foliculite, por exemplo, popularmente conhecida no Brasil como “pelo encravado”, surge a partir de uma infecção causada por bactérias ou fungos no folículo capilar.

O ato de barbear o rosto

Antes de iniciar o corte ou a raspagem dos pelos faciais é necessário amolecê-los. O momento mais oportuno para fazer a barba é durante ou após o banho; outra possibilidade é fazer compressas com toalhas quentes  por trinta segundos, pois a água quente ajuda a abrir os poros e amacia os pelos.

A maciez dos pelos e a abertura dos poros permitirá à lâmina utilizada um melhor deslizamento, evitando irritação na pele e possíveis inflamações. Antes e depois do ato de barbear é necessário higienizar o rosto com sabonete adequado ao pelo do homem para evitar reações alérgicas. Em caso de irritação é aconselhável ao indivíduo que busque a ajuda de um médico dermatologista.

O sabonete pode ser utilizado no processo de higienização, mas não é indicado para umedecer os pelos, neste caso é indicado o uso de cremes específicos para barbear, para quem tem a pele oleosa é necessário o uso de espumas em gel. Em certos casos o condicionador de cabelo pode ser utilizado nos pelos da barba durante o banho.

As lâminas utilizadas no aparelho para barbear também devem ser trocadas, periodicamente,  para evitar o acúmulo de bactérias e fungos. Evite utilizar lâminas antigas e “cegas” cujo deslize pode machucar a pele.

No final da raspagem dos pelos lave o rosto com água fria para fechar os poros. Depois da lavagem do rosto aplique um creme pós-barba para hidratar a pele.

Em casos de cortes na pele do rosto, procure a ajuda de um médico dermatologista para tratar o ferimento e evitar inflamações. Utilize pomadas e gel receitado pelo médico e evite tocar novamente do local.

Em caso de existência de acne na pele, havendo o sangramento durante a raspagem dos pelos do rosto é aconselhável descartar a lâmina utilizada e substituí-la. Evite passar a lâmina diretamente sobre as regiões afetadas pela acne para evitar inflamações e irritações.

Cuidar da barba e fazê-la da melhor maneira protege a saúde da pele, proporciona o bem-estar do homem, a aparência e a qualidade de vida. Selecione o melhor momento e os melhores produtos cosméticos para cuidar de sua barba.

Por Fernando Rebouças

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *