Comunicação interpessoal

Comunicação interpessoal.

Por Fernando Rebouças

A comunicação interpessoal é uma maneira de comunicar visando a troca de informações entre duas pessoas, ou entre um conjunto de pessoas. Na comunicação interpessoal há troca de cultura, educação, experiência , sentimentos e toda troca de conteúdo entre pessoas.

Na base do emissor e receptor, cada pessoa expõe e transmite a sua bagagem, um conteúdo próprio e exclusivo a ser filtrado, aceito ou não aceito pelo receptor. O filtro pode ser cultural e até mesmo gerar choques culturais entre pessoas.

Na comunicação interpessoal as ferramentas e métodos mais usados são a língua (idioma), mímica, escrita, telefone , rádio e o computador. Mesmo na comunicação interpessoal há a ocorrência de ruídos a serem minimizados dependendo da diferença do nível entre emissor e receptor e da abertura para recepção da mensagem.

O processo de comunicação e mitigação dos ruídos pode ser facilitados dependendo das ferramentas utilizadas, pois cada informação recebida torna-se em conhecimento. Deve haver uma preocupação no que se diz e como se diz algo para outra pessoa e grupo de pessoas.

Numa sociedade de cultura diversificada como a do Brasil, uma mensagem muitas vezes precisa ser ajustada ao tipo de objetivo , “público” e pessoa a qual se pretende comunicar. É necessário objetividade e clareza na comunicação apresentada sem, por outro lado, expor incansáveis replicações.

A todo momento nos relacionamos com outras pessoas, seja no ambiente doméstico, profissional e acadêmico. Saber se comunicar com os outros pode nos levar a um maior sucesso nos variados tipos de relacionamentos, pois saber se comunicar com as pessoas, dentro das normas culturais de cada país, nem sempre é uma tarefa fácil para todos.

A comunicação interpessoal está relacionada com a auto-estima, em se reconhecer possuidor de informações e interesses próprios que conquistem o respeito dos outros. Está relacionada também com o autoconhecimento, autocontrole, automotivação em seguir objetivos e empatia.

A comunicação interpessoal também exige ampla habilidade social em saber se relacionar com as pessoas de forma simpática e cordial. Sobretudo, saber equilibrar razão e emoção.

Além desses fatores, estar ciente do respeito a opinião de cada pessoa, construir relação de confiança e capacidade de resposta às mensagens provindas dos outros. Pessoas sempre se encontram, se reúnem e compartilham de ambientes internos e externos.

A socialização do homem se inicia e se fortalece por meio de ferramentas comunicacionais de um indivíduo a uma correspondência maior para os outros.

Referências:

www.faatesp.edu.br/…/COMUNICACAO%20NA%20EMPRESA.PDF

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o_interpessoal

http://www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/4961/comunicacao-interpessoal.html

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *