A comunicação no ambiente digital

A comunicação no ambiente digital.

Por Fernando Rebouças

Considerando os estudos nas áreas das ciências sociais a tecnologia não determina a sociedade, apesar de influenciar novos comportamentos. Em tempos de inovações tecnológicas e de avanços da comunicação digital que, mais notadamente, se popularizou nos anos 2000, há uma profunda discussão sobre a intervenção tecnológica na vida da sociedade e, principalmente, relacionada ao campo comunicacional.

Considerando que um mesmo microcomputador pode ser adquirido e usado por cidadãos de diferentes países e regiões, podemos concluir , inicialmente, que nenhuma sociedade pode ser representada pelas suas ferramentas tecnológicas, principalmente, num mundo em que determinadas marcas de equipamentos eletrônicos se tornaram cada vez mais globalizadas para diferentes níveis de renda de consumidores.

Além do acesso e do uso das novas tecnologias, principalmente, as utilizadas para a comunicação, devemos lembrar que, nos anos 1970, o paradigma tecnológico desenvolvido nos EUA, foi fruto de um novo modelo de comunicação da sociedade desse país que já gozava de ampla liberdade política e mercadológica; investimento estatal e privado em inovação tecnológica por parte de iniciativas individuais e pesquisas em universidades.

O surgimento de microcomputadores no mercado norte-americano nos anos 1980, com forte referência no lançamento dos primeiros modelos da Macintosh, criaria uma nova onda de consumo tecnológico que se popularizaria não somente pela procura de clientes específicos como empresas e planejadores que necessitavam dessas máquinas, mas também por parte de pessoas para uso profissionais individual e doméstico, tal interesse universalizado geraria uma nova demanda por tecnologia e por conhecimentos capazes de produzir softwares e, sobretudo, conexão remota logo estabelecida pela internet comercial a partir dos ano 1990. Nessa época, o conceito de tecnologia de acesso à informação e conectividade estaria presente em microcomputadores produzidos por diversos fabricantes e, na segunda metade da década de 90, começaria a ser inserida em telefones portáteis (celulares) e outros dispositivos.

Dentro desse novo ambiente tecnológico de máquinas cada vez mais rápidas providas de softwares mais inteligíveis, e ofertadas a preços cada vez mais atrativos, a informação digital torna-se em algo comum na vida de pessoas que também aprendem a se relacionar pelas novas mídias disponibilizadas nesse novo universo digital. Obter informação por meio da internet (presente em computadores, celulares, tablets e televisores digitais) e se relacionar por meio da mesma ocorre pela rapidez do processamento das informações, fator que modifica hábitos, costumes e o entendimento de proximidade. Ler uma carta postada em um remoto país gera uma compreensão psicológica de distância mais temporal do que um rápido e-mail enviado instantaneamente  para o mesmo lugar.

A partir da invenção do computador, de equipamentos eletrônicos mais leves providos de internet, o homem quebrou a temporalidade da informação que existia até os séculos XIX e XX.

Todo comportamento humano, segundo Paul Watzlawick, é uma forma de comunicação, que em si já carrega determinado conteúdo. A comunicação concebe aberturas ao ser humano, se ela não existisse cada ser seria fechado em si mesmo, e a comunicação digital popularizada a partir do final do século XX, acelerou a comunicação nas relações sociais, nos métodos de aprendizagem, no emprego das profissões, nas soluções comerciais, empresarias e estatais.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paul_Watzlawick

http://www.slideshare.net/pablomoreno12/teorias-da-comunicao-digital-01

https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:xyK77lXyKckJ:bibliotecadigital.unec.edu.br/ojs/index.php/unec03/article/view/309/385+teoria+da+comunica%C3%A7%C3%A3o+digital&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShjSaZusBIh6lRu0fXRrIcn_wx76w_ai0IAO4Jgv2tMU6gKqW0m64iTd0s6oaQvOEtSg_U8yCaGjg_vRwp-PhIOWbzfEXiduN6rBBV-uVkDTmO-pB0T8r7gxZKmtDAHaSFpj6_s&sig=AHIEtbQB9YbwecWexFKR6RC0ie0z_KEdcg

http://designerandodigital.blogspot.com.br/2012/03/1-teoria-da-comunicacao-sua-atualidade.html

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *