Conferência de Genebra

Conferência de Genebra.

Por Fernando Rebouças

Os franceses saíram da Indochina após derrota na batalha de Diem Biem Phu em 1954. Com o intuito de negociar a paz, o governo da França convocou a Conferência de Genebra.

A Conferência de Genebra de 1954, tinha o objetivo de reconhecer a independência política do Vietnã e de outras duas ex-colônia francesas, o Laos e o Camboja. A conferência foi aberta no dia 26 de abril, e durou até 21 de julho de 1954.

Participaram da conferência o Camboja, República Democrática do Vietname, França, Laos, China, República do Vietname, URSS, Reino Unido e EUA. Houve também o objetivo de discutir a paz na Coréia.

Com o apoio da URSS, os EUA propuseram que o Vietnã fosse dividido em duas regiões, Norte e Sul. A capital do Vietnã do Norte passou a ser Hanói, e do Vietnã do Sul, Saigon.

Ficou acordado uma área desmilitarizada entre os dois países, e ambos se uniriam após eleições em 1956. Apenas a França e o Vietnã do Norte aceitaram o acordo por prever o restabelecimento de um domínio neocolonial e de vencer as eleições.

Referências:

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guerra_vietna3.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Confer%C3%AAncia_de_Genebra

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *