Coreia do Norte

Coreia do Norte

Por Fernando Rebouças

A República Democrática Popular da Coreia é um país situado no continente asiático, ocupa a parte norte da península da Coreia e tem como vizinhos a China, a Rússia e a Coreia do Sul. A capital do país é Pyongyang.

Apesar do fim da URSS, mantém-se sob orientação política socialista, sofre dificuldades financeiras desde o fim do bloco comunista e da instauração de  embargos econômicos impostos pelos EUA contra o seu programa nuclear.

O país é regido por uma ditadura proletária estabelecida por Kim Il-sung desde o final dos anos 40. Kim Il-sung faleceu em 1994, após sua morte assumiu o seu filho Kim Jong Il. A Coreia do Norte promove repressão política aos opositores do regime socialista stalinista.

Em 2002, o ex-presidente George Bush, inclui o país no grupo do “eixo do mal”, ao lado de Irã e Iraque. No dia 25 de maio de 2009, a Coreia do Norte desobedeceu a 1.718 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) , ao realizar testes nucleares subterrâneo e lançamento de mísseis.

A Coreia do Norte stalinista é um país isolado politicamente, é um dos mais pobres da Ásia e que ainda sustenta uma ditadura no formato soviético. A família Il-sung exerce o poder há mais de cinquenta anos.

Referências:

http://educacao.uol.com.br/atualidades/ameaca-nuclear.jhtm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Coreia_do_Norte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *