Crises no Haiti

Crises no Haiti.

Por Fernando Rebouças

O Haiti foi a primeira nação negra a conquistar a independência política em 1804.

As lutas por independência arrasaram as grandes plantações de cana, que posteriormente foram substituídas por pequenas propriedades que não deram certo economicamente.

Em 1915, ocorreu a invasão norte-americana, nesta época o país viveu uma intensa estabilidade política. Depois, o domínio do país passou para as mãos do ditador François Duvalier, conhecido como “Papa Doc” (Papai Doutor), auto-proclamado presidente em 1957.

A ditadura de Duvalier fora feroz, havendo segregação. Duvalier faleceu em 1971, o cargo de presidente foi herdado pelo seu filho “Baby Doc”, que tornou o  Haiti o país mais pobre do ocidente.

Em 1986, o poder dos Duvalier é derrubado através de um golpe apoiado pelos norte-americano. A crise fora amenizada como a eleição de  Jean-Bertrnd Aristide em 1990, com dois terços dos votos.

Em 1991, um golpe de Duvalier, retirou Aristide do poder, neste momento a OEA (Organização dos Estados Americanos) decretou  embargo econômico ao Haiti. Aristide exilou-se nos EUA, onde recuperou o poder e forças perante os seus traidores.

Em 1994, Aristide retornou ao país, e após a vitória democrática de René Préval, cedeu o poder ao novo presidente. Nos fins dos anos 90, o país entrou novamente em estado de sítio, e o Brasil participou do envio de tropas de paz realizado pela ONU, para assegurar a ordem no país.

O país ainda vive profunda crise econômica e social. Nas comemorações do bicentenário da independência , em 2004, um grupo de revoltosos, liderados por Guy Philippe,Gonaives, ao norte do país, marcharam até Porto Príncipe e forçaram o exílio do então presidente Aristide, sob acusação de fraude eleitoral.

Referências:

http://educacao.uol.com.br/biografias/klick/0,5387,96-biografia-9,00.jhtm

http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2008/06/13/46/Uma-historia-de-guerras-e-golpes.html

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *