Cult

Cult

Por Fernando Rebouças

Cultura popular que abrange expressões como o cinema, quadrinhos, TV, rádio, música, games e jogos virtuais, e que tenha público cativo é considerado uma arte ou cultura “Cult”. O termo “Cult” é proveniente do idioma inglês que significa “culto”.

O público cativo de determinada obra é conhecido como “fã”, e na categoria de obras “Cult” também possuem comportamento de adoração e reuniões em ambientes físicos ou virtuais, o que garante a longevidade deste tipo de cultura. As designações dadas a cada nicho ou grupo de adoradores segue o universo do artefato cultural.

É uma categoria cultural mais democrática, no cinema o termo classifica filmes , que independente da época ou qualidade, possuem fãs. Uma obra rara ou obscura muitas vezes alcança um maior valor perante seus fãs, como se fosse um tesouro raro ou perdido que fora encontrado.

Uma obra cultura obscura (longe da fama) estão distantes das expectativas do mercado cultural e da exposição excessiva o que permite aos seus criadores e admiradores uma relação livre de pressão de mercado. O termo utilizado no cinema para filmes desta espécie de cultura é “cult movie”, que apesar do fracasso de bilheteria e do tempo, conquistam admiradores em todo mundo através de festivais, dvd´s e internet.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cult

http://www.hollywoodiano.com/2009/03/o-classico-e-o-cult.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *