Cultivo de árvores nas cidades

Cultivo de árvores nas cidades.

Por Fernando Rebouças

Numa cidade, as árvores também são importantes para elevar o nível de qualidade de vida dos cidadãos, permitindo um melhor microclima e bem-estar nas vias públicas e praças. Porém, o plantio e o cuidado de árvores em ruas e locais de lazer nas cidades necessitam de atenção por parte das secretarias de meio ambiente ou de parques e jardins na abrangência municipal.

Antes de plantar, torna-se necessário selecionar o tipo de espécie a ser plantada, analisar e planejar a sua adequação sobre a distância e interferência no solo que , na sua fase adulta, a árvore provocará no calçamento. Deve-se considerar o tipo de folhagem, tronco, fruto e profundidade das raízes que a árvore terá quando atingir a sua maturação.

O  plantio de espécie inadequada, como a de uma árvore de grande porte, pode provocar desastres como a deformação de calçadas, alteração do nivelamento do asfalto, risco às estruturas externas de casas e edifícios, bloqueio à passagem de  fios de transmissão elétrica e riscos de incidentes em dias de fortes de chuvas e ventos, situação  que pode ocasionar na queda de galhos e troncos sobre pedestres e veículos.

É imprescindível calcular o diâmetro da copa, as etapas de crescimento da raiz e a altura média da espécie. Outro fator importante é o processo de adaptação da árvore numa região urbana. Mesmo que a espécie plantada esteja correta em relação às estruturas urbanas, toda árvore cultivada na cidade precisa receber reparos periódicos como a poda de troncos e de folhagem, além do  respeito para área disposta para o desenvolvimento da raiz.

Os reparos visam diminuir as irregularidades que a árvore possa vir a apresentar no seu crescimento e maiores riscos  mencionados anteriormente. Na cidade, uma árvore só deve ser derrubada em caso de risco iminente aos pedestres e veículos e caso a espécie apresente doença e enfraquecimento.

As árvores são essenciais para compor a paisagem das cidades, principalmente, em praças, parques e calçadas; melhoram o ar da cidade, equilibram a temperatura e melhora a relação interpessoal entre os cidadãos. Árvore é vida.

Referências:

http://envolverde.com.br/noticias/conheca-os-principais-inimigos-das-arvores-nas-zonas-urbanas/

http://www.jardimdeflores.com.br/PAISAGISMO/A29arvoresnacidade.htm

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *