Customização de massa

Customização de massa

Por Fernando Rebouças

Customização de massa é produzir determinado bem ou serviço em grande escala para públicos específicos. Pela produção ser em grande escala o custo e o preço são semelhantes a dos produtos não customizados, o que mantém o fator concorrencial.

A customização de massa também é caracterizada pela rapidez de entrega. O sucesso desse processo produtivo depende da flexibilidade da empresa, da capacidade de aperfeiçoar os padrões produtivos , de qualidade e atendimento personalizado ao consumidor final.

Dentro do processo produtivo há a rede de células de trabalho, que possuem operações autônomas de projeto e produção de bens feitos sob medida para cada grupo de clientes. O produto é montado a partir de  módulos independentes, segue uma finalização rápida e fácil, e processo dinâmico que relaciona a recepção de pedidos dentro das disponibilidades da cadeia de suprimentos planejada pela empresa.

Customização de massa não é personalização completa de um produto, a personalização completa seria o atendimento à célula de mercado (indivíduo). Customizar em grande escala é atender  os  pedidos de clientes pertencente ao gosto e pretensões de compra proveniente de hábitos de consumo já conhecidos conjuntamente.

É produzir grande variedade de produtos capturando o melhor dos sistemas de produção em massa e artesanal para o oferecimento de modelos cada vez mais variados de um mesmo produto. Busca a melhor forma, o menor tempo, o menor custo e preço.

Um bom exemplo é o da fabricante de microcomputadores Dell, a empresa não produz um modelo de computador uma única vez para um único cliente, ela utiliza a vasta linha de peças que ela compra dos seus fornecedores, e sobre as bases de montagem, oferece equipamentos que trabalhem melhor para a necessidade específica de cada grupo de clientes: doméstico, profissinal, gráfico, entretenimento, entre outro outros.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Customiza%C3%A7%C3%A3o_em_massa

http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/supply-chain-management-customizacao-em-massa-340296.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *