Database Marketing

Database Marketing.

Por Fernando Rebouças

Gerenciamento de sistema de dados atualizados sobre clientes atuais e potenciais de sua empresa e produto. Segundo a National Center for Database Marketing, é um setor de dados usado para identificar os clientes mais propensos a responder as ações de marketing efetuadas pelo departamento de planejamento de uma empresa.

É compreendido como uma ferramenta de marketing, utilizando ferramentas da informática na aceleração e sistematização do estudo a respeito da segmentação de nichos de mercado (grupos de consumidores específicos). Refere-se a análise de perfil de cada nicho e , a partir daí, o desenvolvimento de ações de marketing específica.

Considera a diferença e o nível de similaridade entre os clientes potenciais, o database marketing é uma ferramenta muito utilizada no marketing direto. Lida com a coleta de informações, análise e arquivamento das mesmas a respeito do público-alvo pretendido pela empresa.

Todas essas informações ajudarão na elaboração e implementação de planejamento estratégico para a satisfação das necessidades e desejos do público-alvo. Utiliza-se de base de dados específicas as ações de marketing, é um processo que viabiliza processos básicos de análise de público e a geração de conhecimento sobre o Data Mining (mineração de dados).

O Database segue as seguintes fases de processamento de informações:

– Definição dos objetivos e questões analisadas (relação entre resultados e objetivos);

– Na análise de dados (quantitativa e qualitativa);

– Seleção de dados (para cada contexto de mercado e segmento);

– Tratamento dos dados (como apresentá-los);

– Processamento (quais técnicas de processamento de dados será utilizada);

– Análise dos resultados;

– Avaliação.

O Database permite, de forma dirigida e segmentada, mudar a perspectiva das informações para o processo de decisão de uma empresa. O departamento de marketing  incansavelmente exploram todo o potencial de informação presentes no DBM, porém a construção de dados e de bases de análise requerem um período de tempo.

Os executivos e responsáveis pelo marketing de uma empresa devem integrar todo o planejamento de marketing da marca e produto aos dados gerados e pesquisados pelas ferramentas do Database.

Sobretudo, devem aprimorar a tecnologia da informação utilizada no sistema, para que as plataformas desenvolvidas no hardware e no software possibilitam liderança no setor de informações do mercado. É necessário que todas as informações não seja restritas ao um grupo seleto e restrito da empresa.

O sistema de Database deve estar integrado a softwares especializados em Gerenciamento de Relacionamento para a simplificação da entrega da ficha de cada cliente, possibilitando o aprofundamento das informações para o departamento de marketing e comunicação da empresa.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Database_(marketing)

http://www.bretzke-marketing.com.br/textos/artigos01.htm

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