Deserto da Líbia

Deserto da Líbia

Por Fernando Rebouças

Deserto africano localizado ao norte e leste do deserto do Saara, está no sudoeste do Egito, leste da Líbia e noroeste do Sudão. O Deserto da Líbia possui 1.100.000 km², é formado por areia e rocha plana.

O deserto é habitado pelos Senussis. Entre a fauna, predomina a presença de serpentes terrestres e escorpiões. Há oito grandes depressões no Deserto da Líbia, consideradas oásis. A depressão de Qattara possui águas salgadas, nas demais depressões há água doce vinda do rio Nilo e de regiões subterrâneas.

Qattara é o segundo ponto mais baixo do continente africano. Com 15 000 km² em parte abaixo do nível do mar. Em Qattara há sertão, sarpais (pântano) e lagoas de sal.

No deserto há o planalto de Gilf Kebir, com 300 metros acima da planície geral, e possui a mesma dimensão da Suíça. Lá são encontradas crateras inundadas e vales.

O Gilf Kebir ainda possui solo quebrado com três rios estensos. Há ainda, a cratera de Kebira, de 950 metros.

No centro da Líbia, o deserto do Saara oferece característica climática de alto calor e falta de água potável. Na Líbia, os rios são temporários, porém o solo do país abriga riquezas minerais como o petróleo, o gás natural e o gesso.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_da_L%C3%ADbia

http://www.brasilescola.com/geografia/libia.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *