Deserto de Atacama

Deserto de Atacama.

Por Fernando Rebouças

Localizado no norte do Chile, possui 200 quilômetros de extensão, definido como o deserto mais alto e árido do planeta Terra. Na região do norte chileno há pouca incidência de chuva , em virtude das correntes marítimas do Oceano Pacífico não passarem pela região devido a altitude do deserto.

O deserto de Atacama apresenta temperaturas de 0° à noite e cerca de 40° de dia. A região é inóspita, havendo poucas vilas, entre elas a de San Pedro do Atacama, com 3 000 habitantes. A vila está a 2 400 metros de altitude.

San Pedro é muito procurada por turistas, pesquisadores, aventureiros e fotógrafos; é vila de vida agitada com bares e restaurantes.

Na história, a região foi habitada pelos atacamenhos e aymaras. Deixaram marcas arqueológicas guardadas no Museu de San Miguel de Azapa e no Museu Del Padre Lê Paige, na vila de San Pedro.

O deserto tem uma flora formada por árvores como Pimiento e Algarrobo, além de plantas como o Anhanhuca e a Brea que crescem  nos vales e região da precordilheira; os cactos crescem nas serras da costa sul. O solo é rochoso e seco, em Antofagasta, o solo é completamente disposto sem vegetação.

Na fauna, há a presença de ratos, lagartos e cobras. Na região ainda pode-se ver lhamas, guanacos e flamingos. As vilas e animais se abastecem de alguns lagos que oferecem água durante o ano.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_do_Atacama

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *