Deserto de Nazca

Deserto de Nazca

Por Fernando Rebouças

Situado na região peruana conhecida como Piura, o deserto de Nazca também é conhecido como deserto de Sechura. Ocupa uma faixa na costa do norte do Peru, próximo ao Oceano Pacífico.

O deserto possui 188.735 km². O termo “sechura” é derivado do prefixo “SEC” que provém do ano 400 a.C. Até 1728, havia uma antiga cidade de Sechura, que fora destruída por um tsunami.

A partir do fortalecimento do El Ninõ, inundações tornaram-se comuns. As inundações transformaram a paisagem do local, criando lagos extensos.

O Oceano Pacífico possui um efeito moderador que mantém a temperatura do deserto muito baixa. O deserto permanece árido em virtude do afloramento de águas frias na costa e das condições atmosféricas da região.

O verão no deserto de Nazca marca temperaturas entre 25°C a 38°C. No inverno a temperatura fica entre 16°C (noite) e 24°C (dia). O ser humano conseguiu viver nesse deserto graças aos diversos rios que cruzam o Sechura.

No decorrer da história, os assentamentos humanos que mais prosperaram na região foram os Moches e os Sicáns. O deserto fica a 55 km a sudoeste de Piura, conserva minas de fosfato e petróleo no mar adjacente.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_de_Nazca

http://www.br.terra.com/copaamericaperu2004/piura_tur_afuera.htm

http://friggabeads.blogspot.com/2009/04/clique-na-foto-para-aumentar-e.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *