Deserto do Mojave

Deserto do Mojave.

Por Fernando Rebouças

Na região do Deserto da Califórnia, o Deserto do Mojave compreende a parte mais elevada , enquanto que o Deserto de Sonora, a parte mais baixa.  O deserto do Mojave apresenta um clima hostil e formações geológicas peculiares.

Dentre as formações geológicas há o Vale da Morte, composto de lagos secos e cheios de sal. O Deserto do Mojave abriga o maior cemitério de aviões do mundo. No cemitério de aviões estão guardados aviões fora de uso que lá são deixados pelas empresas de aviação comercial a espero do desmonte, pois grande parte de seus matérias são reciclados.

O Deserto de Mojave possui este nome por lá haver grande incidência de cobras conhecidas como Mojave. Na região desértica da Califórnia ainda há o Parque Nacional Joshua Tree que abrange as áreas dos desertos do Colorado e do Mojave, “Joshua Tree” significa “árvore de Josué”.

Na parte mais baixa, o Deserto de Sonora está na fronteira entre os EUA e o México. Este deserto também é conhecido como Deserto Gila e Baixo Deserto.

O Deserto de Sonora possui um clima desértico frio. Abrange superfícies do Sudoeste, do estado de Utah, Sul do estado de Nevada e Noroeste do estado do Arizona. É um dos deserto mais largos da América do Norte.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_de_Mojave

http://pt.wikipedia.org/wiki/Deserto_de_Sonora

http://www.infopedia.pt/$deserto-de-mojave

http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_de_Joshua_Tree

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *