Disciplina de Valor

Disciplina de Valor.

Por Fernando Rebouças

Na busca de posicionamento amplo para um produto e marca, estudam-se as alternativas de diferenciar os produtos no mercado, ser líder em preço ou atender a um nicho de consumidores. O grande desafio nos tempos atuais é oferecer algo com grande qualidade e bom preço.

No estudo desse desafio há a elaboração da disciplina de valor, que abre novas alternativas : a empresa pode ser líder em produto, ser operacionalmente excelente ou muito próxima do cliente. Essas três alternativas visam atender três tipos de clientes específicos:

  • Aqueles que preferem empresas líderes em inovação tecnológica (produto);
  • Produtos avançados, mas com tecnologia confiável ( operacional);
  • Empresas que ofereçam atendimento rápido, eficiente e flexível a todos os tipos de necessidades individuais de cada cliente ( proximidade);

É raro uma empresa ser líder nestes três aspectos ao mesmo tempo, pois demanda maior volume de investimento, diferentes sistemas interligados e riscos de conflitos internos. As instituições que possuem excelência operacional funcionam metodicamente como uma máquina e não conseguiriam atender ao cliente de forma individualizada, pois são empresas cujo atendimento é padronizado, como num fast food .

O lançamento de novos produtos de alta inovação tecnológica, em ritmo constante, sobrecarrega o ritmo de planejamento, lançamento e gerenciamento de uma indústria. Lançar e produzir um produto requer planejamento de tipo e custo de insumos junto ao fornecedor, esforço do P&D na área técnica, marketista, jurídica e de gerenciamentos do planejamento e manutenção do produto no mercado consumidor.

Referências:

Kotler, Philip. Marketing Para o Século XXI : como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo, Futura, 2000.

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