Dissertação

Dissertação

Formato de texto escrito em prosa na qual o autor pode explanar seus argumentos, contestações e exemplos sobre determinado tema. Na área acadêmica a dissertação é equivalente à tese, sendo o conteúdo mais extenso em comparação a um texto de 30 ou 50 linhas.

O texto dissertativo possibilita a interpretação e a análise, a tese exige a originalidade do tema e de seu conteúdo a partir de uma pesquisa acadêmica realizada pelo estudante ou pesquisador. Na dissertação argumentativa não é permitido o uso do verbo na primeira pessoa, mas o autor pode utilizar descrições, narrações e comparações.

Ainda na fase escolar, o texto dissertativo tem a seguinte estrutura:

– Introdução;

– Desenvolvimento;

– Conclusão;

Na introdução, redigida no primeiro parágrafo,  o estudante deve apresentar um resumo da ideia de texto que irá desenvolver. No desenvolvimento, o estudante aprofunda as ideias e os exemplos sempre argumentando, ou seja, as suas razões que o levam a defender determinada questão ou opinião. Na conclusão, o estudante pode resumir as ideias apresentadas, sugerir uma consequência ou sugestões para o tema da redação.

Sobretudo, na dissertação, o autor do texto deve manter a intenção de expor uma ideia ou tema de debate para convencer o leitor, sempre apresentando ideias, descrições, exemplos, comparações e citações que reforcem a sua argumentação. A opinião argumentada deve ser reforçada e bem finalizada na conclusão (último parágrafo).

Geralmente, não é aconselhável utilizar a primeira pessoa do verbo, somente quando as instruções de uma prova de concurso ou vestibular autorizam. A linguagem deve ser culta obedecendo a ortografia da língua portuguesa.

Outras dúvidas a seguir:

– O que é descrição?

A descrição parte da observação do autor ou de sua imaginação visual para descrever ambientes naturais, ambientes construídos pelo homem, detalhes de objetos, aparências e posturas humanas. A descrição pode ser, na literatura, redigida num texto descritivo separado, ou redigida dentro de uma narração ou dissertação.

– O que é narração?

O texto narrativo conta uma história, um conjunto de fatos que podem ser reais, fictícios ou com elementos de ambos (no caso de uma história realista ficcional) com personagens reais do cotidiano ou criados pelo autor da história.

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *