Doença Renal Crônica

Doença Renal Crônica

Por Fernando Rebouças

Dia 12 de março, é o Dia Mundial do Rim. No Brasil, cerca de 1% dos brasileiros são afetadas pela doença renal crônica. Os sintomas e danos começam a aparecer quando a doença já avançou em mais de 50 % no funcionamento do órgão.

Os principais sintomas indicadores da doença são : náuseas, vômitos, emagrecimento, dores lombares, dificuldade ao urinar, e presença se sangue na urina.  Com 90 % de perda renal, o paciente é encaminhado para a diálise.

O paciente desta doença apresenta anemia renal, pelo órgão se tornar incapaz de manter a vitamina D. A vitamina D é essencial para o metabolismo dos ossos, a carência desta vitamina leva a incapacidade de produção do hormônio eritropoietina, responsável pela produção de hemácias na medula óssea.

A anemia renal aumenta o tamanho do coração, consequentemente a insuficiência cardíaca, assim como a fadiga debilitadora, perda de libido, depressão e palidez. O tratamento da anemia renal é feito por medicamentos que produzem um similar do hormônio eritropoietina no organismo.

Fonte : folha on line e site Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *