E-business

E-business

Por Fernando Rebouças

Ao pé da letra, “e-business” significa negócio na internet, mas não é simplesmente a execução de vendas on-line. O e-business abrange várias ferramentas e recursos via web para promover e manter um negócio na rede.

O e-business engloba todas as atividades de uma empresa, é uma integração de atividades empresariais organizacionais que utiliza o sistema de informação e posteriormente a internet como meio de alcançar objetivos mercadológicos e comerciais.

Basicamente o e-business é composto pelo e-commerce e pelo e-service. O e-commerce é vender pela internet, venda feita entre empresas (B2B), ou venda realizada entre empresa e consumidor (B2C). O e-service é prestar serviços via web, podendo ser uma reserva num hotel via e-mail, home banking, sites de busca, entre outros.

Para que tudo ocorra da melhor maneira até a oferta do produto ou serviço, é necessário digitalizar o conteúdo informativo da empresa e seus produtos; expor a empresa de maneira global q ser entendida em qualquer parte do mundo; e proporcionar o trabalho remoto entre diversas equipes de colaboradores e funcionários de uma empresa.

A Internet e a globalização contemporânea de mercados exigem que as empresas sejam rápidas no compartilhamento de informações, propostas e transações comerciais. Para facilitar estas transações, foram implementados conceitos de c-business , que define um conjunto de tecnologias necessárias para que diversas empresas trabalhem em conjunto compartilhando informações.

Referências:

 

http://www.efagundes.com/artigos/Como%20o%20e-business%20afeta%20a%20maneira%20de%20trabalho%20das%20empresas.htm

http://www.brasilescola.com/informatica/ebusiness.htm

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *