E-mail marketing

E-mail marketing 

Por Fernando Rebouças

No marketing direto há o uso do e-mail como ferramenta de divulgação, promoção e vendas. O e-mail marketing, ou newsletter, difere do spam por não se tratar de uma mensagem indesejada e por ser uma mensagem solicitada com o consentimento do cliente, num processo de opt-in.

Esta ferramenta pode ser utilizado para envio de informativos, notícias, artigos de comunicação interna, venda de produtos, bonificações e comunicados específicos. Além de divulgação de eventos, convites e projetos.

A mala direta em comparação ao e-mail, é mais lenta, comprometedora por lidar com o endereço físico do cliente e por possuir um índice de resposta menor. Para responder a uma oferta por e-mail, a pessoa não necessita de pagar postagem ou esperar por um reembolso postal.

Através do e-mail os resultados de aceitação são mais imediatos, identificam um público-alvo e cria uma relação de fidelização com os clientes que seguidamente confirmam cadastro no banco de dados de uma empresa via internet. Num planejamento de marketing é necessário direcioná-la para um grupo de clientes em potencial.

Quando uma empresa envia newsletter para o seu grupo de clientes e leitores, ela está concebendo uma ferramenta de manutenção do interesse de seus consumidores, que nesse caso, consomem produtos, serviços e todas as informações que rodeiam a marca; e sobretudo mantém um relacionamento de aprimoramento de produtos e serviços da marca e do site da empresa.

Referências:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail_marketing

http://www.emarket.ppg.br/estrategias_email.asp

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *