Efeitos da alimentação

Efeitos da alimentação 

Por Fernando Rebouças

Todo ser humano necessita de alimento, e a quantidade de absorção varia conforme o tipo de vida e região na qual vive e se submete a pessoa. Trabalhos braçais de maior esforço físico exige uma maior quantidade de energia.

Trabalhos sedentários exigem um menor gasto de energia e de absorção de alimentos para a reposição da mesma. Trabalhos braçais se referem aos carregadores, jardineiros, atletas, agricultores, entre outros que utilizam  força muscular e mobilidade corporal constantemente.

Os trabalhos sedentários são referentes às tarefas intelectuais como palestrar um assunto, usar um computador, escrever um livro, entre outras tarefas que efetuam menor desgaste corporal. Habitantes de regiões mais frias consomem comidas gordurosas que serve como base para manter o corpo aquecido.

Dentre os alimentos que fornecem uma maior quantidade de energia, podemos citar as gorduras e os carboidratos. Carboidratos compreende principalmente o amido e o açúcar.

As gorduras e os carboidratos possuem a mesma composição química, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio, porém as gorduras possuem menos oxigênio. As proteínas e os aminoácidos possibilitam o crescimento do ser humano.

As proteínas e os aminoácidos são alimentos “plásticos”, as proteínas formam-se no interior das células a partir dos aminoácidos, alimentos ricos em proteínas são : carnes, leite, ovos, peixes e vegetais.

Referências:

 

http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u22.jhtm

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *