Emílio Goeldi

Emílio Goeldi

Por Fernando Rebouças

Emílio Augusto Goeldi, naturalista e zoólogo suíço-alemão, nasceu em 28 de agosto de 1859, na cidade suíça de Ennetbuhl, e faleceu em 5 de julho de 1917.  Era descendente de germânicos, formou-se em zoologia e, posteriormente, radicou-se em Nápoles para estudar na Universidade e no Instituto Dorhn.

Concluiu seus estudos na Universidade de Jena e Leipizig em 1882, na Alemanha, onde trabalhou como assistente de Ernest Haeckel. Chegou ao Brasil em 1880, trabalhou no Museu Nacional Brasileiro situado no Rio de Janeiro.

Em 1884, trabalhou no Museu Imperial. Em 1885, tornou-se subdiretor da Seção de Zoologia realizando trabalhos sobres répteis, insetos, aracnídeos, mamíferos e aves. Ainda estudou a respeito da zoologia agrícola.

Depois da proclamação da República, Goeldi se desligou do Museu Imperial, que na era republicana passou a ser designado como Museu Nacional. Em 1895, passou a dirigir o Museu Paranaense, que hoje é conhecido como Museu Paraense Emílio Goeldi. Após se aposentar, retornou à Suíça, falecendo na cidade de Berna.

 

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Em%C3%ADlio_Augusto_Goeldi

http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EmilAGoe.html

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *