Empreendedorismo por oportunidade

Empreendedorismo por oportunidade

Por Fernando Rebouças

Empreendedor é aquele que sonha, idealiza, enxerga uma oportunidade e constrói uma organização para implementar algo que seja aceitável pelo mercado, que ofererça desenvolvimento local, que melhore as condições sociais das pessoas ou que promova a cultura de uma região.

Enxergar uma oportunidade lida com pesquisa e senso de análise, neste parâmetro se enquadra o empreendedorismo por oportunidade, surgido pela percepção de uma oportunidade ou de um nicho de mercado ainda carente de produtos e serviços que sacie suas necessidades.

O termo empreendedorismo foi praticamente criado pelo Economista Joseph Shumpeter na década de 50. Segundo Shumpeter, o empreendedor é aquele que cria e inova.

No fim da década de 60, Kenneth E. Knight e Peter Drucker introduziram o conceito de análise de riscos dentro de um projeto empreendedor. Segundo Francis Bacon, as oportunidades não aparecem prontas, a realidade praticamente as indica para quem tiver talento de observação e idealização de soluções.

Porém , o empreendedor não é apenas aquele que abre uma empresa, há o empreendedor funcionário de uma empresa, parceiro num projeto, iniciador de projetos sociais que visem a recuperação de pessoas, de desenvolvimento local de uma cidade, de promoção cultural, e demais possibilidades.

Enxergar uma oportunidade, além de talento, é resultante de treino , experiência e sobretudo de estudos e orientações que facilitem ao empreendedor a analisar os próprios passos e mitigar possíveis riscos.

Referências:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo

http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo_e_oportunidade/20875/

http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo_de_necessidade_x_empreendedorismo_de_oportunidade/27880/

http://www.arquivar.com.br/espaco_profissional/noticias/dicas-e-noticias-franquias/o-conceito-de-empreendedorismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *