Encélado

Encélado

Por Fernando Rebouças

Encélado é uma lua que pertence à órbita de Saturno. Reflete cerca de 100 % da luz solar que recebe e apresenta  cinco tipos de terreno. É o menor satélite natural de Saturno, possui 498,8 km de diâmetro e período orbital de 1,37 dias.

O termo “encélado” provém de um titã da mitologia grega que , na lenda, é derrotado e sepultado pela deusa Atena debaixo do vulcão Etna.

Foi descoberto por William Herschel, em 28 de agosto de 1789. As primeiras imagens fora adquiridas pelas sondas Voyager 1 e 2. A Voyager 1 observou a lua em dezembro de 1980, e no ano seguinte, foi a vez da Voyager 2.

Em 30 de junho de 2004, a sonda Cassini realizou uma pesquisa sobre a órbita e planeta de Saturno. Em junho de 2009, foi confirmada a existência de oceano de água salgada por debaixo da calota de gelo situada no polo sul de Encélado.

Em 2008, a sonda de Cassini já havia realizado uma visita a 350 km de distância do satélite. Segundo imagens da Voyager 2, foram descobertas fontes de vapor de água , no polo sul, numa área geológica ativa.

Encélado possui uma geologia complexa com falhas na superfície, dobras e crateras. A temperatura média é de -198 °C, numa atmosfera fina e composta por vapor d´água. Segundo a sonda de Cassini, há um imenso reservatório de água líquida sob o solo, água que entra em erupção no estilo de um gêiser.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enc%C3%A9lado_(sat%C3%A9lite)

http://www.solarviews.com/portug/enceladu.htm

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *