Enciclopédia Americana

Enciclopédia Americana

Por Fernando Rebouças

Depois da Enciclopédia Britânica, é considerada uma das maiores enciclopédias em língua inglesa, é produzida nos EUA e muito difundida na América do Norte. Além do continente norte-americano, também é vendida na Ásia.

Entre os anos de 1829 a 1833, foi publicada a primeira edição com 13 volumes. As edições eram organizadas e publicadas pela editora Lea & Carey.

Henry Charles Carey foi um renomado economista estadunidense , nascido na Filadélfia em 15 de dezembro de 1793, e falecido na mesma região em 1879. Carey representou as ideias da escola americana, e comparava as noções econômicas da Inglaterra e dos EUA. Trabalhou como consultor de Abraham Lincoln.

Aos 28 anos , assumiu a sociedade deixada pelo seu falecido pai na editora Carey & Lea, participando do lançamento da enciclopédia.  Nos dias atuais, a enciclopédia apresenta mais de 45 mi artigos.

Já foi escrita por 6.500 colaboradores, possui 9.000 biografias, 150.000 referências, 1.200 mapas e mais de 4.000 imagens. Hoje, é editada pela Scholastic Library Publishing em 30 volumes.

É vendida na internet sob inscrição de compra on-line, a partir de 1997, começou a ser veiculada a versão on-line da enciclopédia.

Referências:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Encyclopedia_Americana

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henry_Charles_Carey

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *