Enciclopédia Barsa

Enciclopédia Barsa

Por Fernando Rebouças

Desde o ano 2000, é editada pela Editora Planeta, grupo espanhol do ramo das comunicações, presente no Brasil, nas cidades de São Paulo, Curitiba, Goiânia, Florianópolis e Belo Horizonte.

A enciclopédia começou a ser planejada em 1959, na época pelos mesmos donos na Enciclopédia Britânica. A Barsa foi lançada em 1964, e desde então possui forte presença no mercado editorial, vendendo em média mais de 150 mil exemplares ao ano.

A Barsa é considerada a primeira enciclopédia brasileira redigida por brasileiros. A primeira edição teve a presença do jornalista e escritor Antônio Callado, que trabalhou como redator-chefe.

Dorita Barrett, casada com o diplomata brasileiro Alfredo de Almeida Sá, e  na época, dona da Enciclopédia Britânica, tornou-se fã do Brasil, e decidiu realizar uma enciclopédia de origem brasileira.O termo “Barsa” provém de “Bar” do sobrenome Barret e “Sa” do sobrenome do marido, Sá.

Antônio Callado buscou desenvolver uma enciclopédia informativa e persuasiva para informar e mudar a visão de mundo dos leitores. A Barsa, desde seu início visava divulgar ideias escritas pelos próprios intelectuais e pensadores brasileiros.

Em 2006, lançaram a Enciclopédia Barsa Multimídia 6.0, com mecanismos de busca e navegação em seu conteúdo, planejada em tecnologia flash para oferecer maior interatividade ao usuário.

Referências:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enciclop%C3%A9dia_Barsa

http://enciclopediabarsa.blogspot.com/

 

,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *