Endomarketing

Endomarketing 

Por Fernando Rebouças

O termo “endomarketing” , em grego, significa ação ou atitude feita no interior. O termo foi criado por Saul Bekin em 1990, e seu significado no mercado é um conjunto de ações de marketing institucional dirigida para o público interno, abrangendo todos os funcionários de uma empresa, incluindo colaboradores, fornecedores, clientes, acionistas e demais pessoas que interajam com a instituição.

O endomarketing visa estimular a empresa internamente, motivando o seu pessoal aprofundando o compromisso que todos venham a desenvolver com a mesma. Visa sempre a conquista de bons resultados mercadológicos, econômicos, administrativos e humanos.

A motivação é um meio para que a empresa alcance os resultados pretendidos, é também uma forma  de construir uma cultura de trabalho própria através de uma identidade original em sua linguagem interna de comunicação. As ações em endomarketing atingem vários segmentos da empresa, abrange o setor administrativo, psicológico (recursos humanos) , sociológico, econômico, interpessoal e comunicacional.

No composto de endomarketing dá-se importância ao ambiente corporativo, pois é nele que ocorre as relações profissionais entre as pessoas, o ambiente corporativo possui duas dimensões, o tangível e o intangível. A empresa é considerada o grande e principal produto dela mesma, onde os profissionais trocam a sua mão-de-obra por benefícios.

É primordial a qualidade dos canais de comunicação interna, abastecido de identidade, linguagem de fácil compreensão e maneira como os diversos indivíduos atuantes se comunicam na empresa. Deve haver um sistema integrado de canis internos de comunicação.

Referências:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Endomarketing

 

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